8 Técnicas Não Invasivas de Alívio da Dor Que Realmente Funcionam

1. Frio e calor. Estes dois métodos comprovados ainda são a pedra angular de aliviar a dor para certos tipos de lesões. Se um pacote quente ou frio caseiro não funcionar, tente pedir a um fisioterapeuta ou quiroprático a realização desses tratamentos, que podem penetrar mais profundamente no músculo e tecido.

2. Exercício. A atividade física desempenha um papel crucial em interromper o “círculo vicioso” da dor, e mobilidade reduzida encontrada em algumas doenças crônicas, como artrite e fibromialgia. Tente atividades aeróbicas leves como caminhar, nadar, ou andar de bicicleta.

3. A fisioterapia e terapia ocupacional. Estas duas especialidades podem estar entre seus mais fiéis aliados na luta contra a dor. Fisioterapeutas guiam-no através de uma série de exercícios destinados a preservar ou melhorar a sua força e mobilidade. Os terapeutas ocupacionais podem ensiná-lo a realizar uma série de atividades diárias de uma forma que não agravem a sua dor.

4. Técnicas mente-corpo. Estas técnicas, que incluem meditação, mindfulness, e exercícios de respiração (entre muitos outros), ajudam a restaurar um senso de controle sobre seu corpo e diminua a resposta “luta ou fuga” (estresse), o que pode agravar a tensão muscular crônica e dor.

5. Yoga e Tai Chi. Essas duas práticas de exercícios incorporam o controle da respiração, meditação e movimentos suaves para alongar e fortalecer os músculos. Muitos estudos têm mostrado que eles podem ajudar as pessoas a controlar a dor causada por uma série de condições, de dores de cabeça ou artrite até lesões persistentes.

6. Biofeedback. Esta técnica envolve a aprendizagem de relaxamento e exercícios de respiração com a ajuda de uma máquina de biofeedback, que transforma dados sobre as funções fisiológicas (tais como frequência cardíaca e pressão arterial) para pistas visuais, como um gráfico, uma luz piscando, ou mesmo uma animação. Assistindo e modificando as visualizações pode dar um grau de controle sobre a resposta do seu corpo à dor.

7. Musicoterapia. Estudos têm demonstrado que a música ajuda a aliviar a dor durante e após a cirurgia, e também no parto. A música clássica tem provado para funcionar especialmente bem, mas não há nenhum mal em tentar seu gênero favorito – ouvindo qualquer tipo de música você pode se distrair da dor ou do desconforto.

8. A massagem terapêutica. A massagem pode aliviar a dor por trabalhar diminuindo a tensão dos músculos e articulações, aliviando o estresse e a ansiedade, e possivelmente ajudando a distraí-lo de dor através da introdução de um “concorrente” sensação de que substitui os sinais de dor.

DOOR

Traduzido daqui.

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